Amizade na igreja

Cartas

A identidade só será divulgada com a autorização da pessoa.

“Bom dia pastor!!! Por favor, estou precisando muito da sua ajuda e de suas orações!

Tenho 21 anos e nao tenho a autoestima muito alta e para ajudar mais ainda, nao tenho amigos.
Até tenho alguns colegas mas eles tem seus trabalhos, faculdade e namoro, e nao temos contato durante a semana.

Na minha igreja tem uma “panelinha” de jovens, todos muito amigos, sempre juntos, brincando com o outro. Amizade mesmo! Eu tentei me aproximar deles, mas senti que eles nao tinham aquele carinho todo por mim, pois nao me chamavam pra sair e viviam me excluindo. Entao decidi me afastar.

Me sinto tao sozinha. Acho que nao tenho o dom de preservar amizades. Até tenho no inicio, eu acho, mas ai com o passar do tempo que elas vao me conhecendo vao se afastando de mim.

No meu trabalho pra variar tambem nao é diferente. Minhas colegas de trabalho nao brincam comigo, nao me chamam pra sair, só falam o necessario, me excluem de tudo.

Minha vida agora é sair com meu namorado e com nossos parentes, as vezes saimos com algum casal de amigo, mas nao é aquela amizade forte de se falar quase todos os dias, como eu vejo na minha igreja.

Ah pastor, eu to tao perdida, tao triste. Eu gostaria de saber o que o senhor me aconselha a fazer. As vezes eu acho que o problema ta em mim sabe. Porque eu acho que ninguem gosta de mim. Mas é isso que me parece.

Eu nao sou uma pessoa ruim, gosto de ouvir as pessoas, peço desculpas quando estou errada, elogio quando é necessario, sou sincera. Mas infelizmente, tenho o pessimo defeito de ser muito carente e de achar que todo mundo ta me olhando e ta falando de mim.

Sempre acho que as outras mulheres sao mais bonitas e que meu namorado deseja elas.

Preciso de ajuda! Preciso de amigos!

Sei que tenho o melhor amigo que pode existir, que é o Senhor. Mas ainda sim, sinto falta de companhia aqui na terra. Conto com suas orações.
Me ajuda!!!!!!!”

 

Resposta:

Juliana, alegre-se com os que se alegram; e chore com os que choram.

Antes de começar a responder sua carta, gostaria de afirmar uma coisa que já disse anteriormente: Na “igreja” é o lugar onde você encontrará as melhores e as piores pessoas do mundo para se conviver. Esse negócio de que “as melhores amizades só se encontram dentro da igreja” é coisa de crente. A sociedade é capaz de aceitar e defender o diferente; mas a igreja não.

Você só saberá quem são seus VERDADEIROS AMIGOS, quando você estiver passando por alguma situação que exija deles uma posição única – e na maioria das vezes, crente só toma posições que os favoreçam. Então, não se iluda com amizades em clubinhos eclesiáticos.

Amigo é! E o é, em qualquer situação. Seja na alegria ou tristeza; euforia ou quietude; a pé ou com carro. AMIGO É AMIGO.

Quem encontra um amigo, encontra um BOM TESOURO!

Hoje, meu critério de amizade é extremanente simples: Vejo quem se alegra com minhas alegrias, e chora com minhas tristezas. Amigos que fazem cara de inveja ou tem atitudes estranhas quando eu conquisto algo, não merecem entrar no “santuário” do meu coração. Em hipótese alguma! – mesmo que seja para sorrir.

Aprenda: Sem que se coma um saco de sal de 60kg… sem que se atravesse o vale das sombras, ou da morte – não se faz um amigo jamais. Entendeu?

Dito isso…
Você me descreveu algumas coisas, e com base naquilo que vejo, creio e vivo, gostaria de ressaltar:

– Ninguém gosta de ficar perto de gente “baixo astral” (coisa da xuxa)..rsrsrs. É horrível ficar perto de gente negativa, insatisfeita, rancorosa, reclamante, emburrada, maldizente, etc..etc..etc. Seja vigilante.
– Não fique com aquela cara chorosa de criança que fez “coco” e se esconde de todo mundo. Fez “caca”? Limpe-se. Lave-se. Unge-te, Ponha-se de pé e encare a vida.
– Amizade requer encontro de gente cheia de caráter e que tenha palavra. Gente em que se possa confiar. Isto porque não há amizade no coração do mentiroso, do de animo dobre, covarde, frouxo e moralista.
– Faça uma auto análise. Se coloque na frente do espelho e se pergunte: “Se eu fosse outra pessoa, eu me suportaria? Eu sairia comigo? Eu me chamaria para jantar?
– Jesus passava final de semana com gente legal: MARTA, MARIA E LÁZARO. Fariseus e hipócritas ele não chamava pra seu convívio. Não abra seu espaço vital. Escolha melhor seus amigos. Lembre-se: Antes só do que mal acompanhada.
– Saia dessa coisa diabólica: “Ninguém gosta de mim…ninguém me quer…ninguém em vê“.. Isso é coisa do CÃO! Jesus vê você. Seu namorado vê você! Eu vi você!

Bata a poeira. Tire esse cheiro de preso que não vê a luz do sol!

Finalizo…
O modelo de amizade é Jesus (sabia que era amado pelos amigos, embora eles ainda fossem muito frágeis no caráter. Negavam…corriam quando o “bicho pegava”)…mas Jesus dava a vida por eles sem esperar que eles fizessem o mesmo.

Tudo é simples assim! O resto, é coisa de gente que sabe muito pouco sobre a vida e acha que nascemos siameses.

De modo breve é isso que tenho a dizer neste momento.

Forte abraço deste amigo que acredita numa amizade sincera e verdadeira no Evangelho,

Pr. Emerson Fregona.



Participe conosco

Ter . 19H30

Participe da Escola Bíblica conosco

Dom . 18H30

Culto. Venha e convide um amigo

Qui . 18H30

Bate papo - Mulheres / Homens