Dúvida no Amor

Cartas

A identidade só será divulgada com a autorização da pessoa.

Oi..

namoro a quase tres anos, e de um tempo pra ca, tenho sentido algo estranho dentro de mim, parece que o amor que eu tinha pelo meu namorado foi se acabando! que o sentimento estranho que esta dentro de mim foi “sugando” todo o meu amor…

nosso namoro sempre foi ótimo! nos damos muito bem mesmo, temos muita coisa em comum, nunca tivemos brigas sérias, apenas algumas discussões, mais de um tempo pra cá nosso relacionamento tem ficado estranho, e eu não disse nada a ele qnto a isso, fui guardando acreditando que logo isso ia passar!..mais não passou! e agente conversou e pra minha surpresa ele me disse que sente que tem alguma coisa errada e que precisamos acertar! que ele me ama e quer ficar comigo, só que tem alguma coisa no meio que ta impedindo.

E agora te digo que somos cristãos, e começamos nosso namoro de forma errada, nosso namoro era mundano, tinhamos relações sexuais, bebiamos e outras praticas mundanas….agente sempre soube a verdade! mais insistiamos no erro… ate que depois de 1 ano de namoro agente entendeu o grau da situação, e desde então agente tem lutado contra a vontade da carne, agente conseguiu resistir e ficar alguns meses firmes, mas sempre caiamos em tentação…até que a situação ficou insustentavel, e sentimos intensamente Deus falando com a gente em relação a isso….e desde então estamos a alguns meses firmes na nossa decisão!…

e ai depois de lutar com todas as nossas forças vem esse sentimento no qual jah falei… jah conversamos bastante…nós sentimos que vamos terminar!…e jah nos colocamos a disposição da vontade de Deus..que seja feita a vontade dele acima de qualquer coisa, de qualquer sofrimento ou dor…pq mesmo axando que eu jah não o amo tanto qnto antes, dói muito dentro de mim pensar que podemos não estar mais juntos….
e ainda mais agora que ele ta passando por uma fase dificil na familia e sinto que preciso estar com ele, ajudar, dar força, carinho…
eu sei que o nosso namoro foi de Deus, pq se não estivessemos juntos nesse tempo agente estaria longe de Deus, pq um incentivou, e deu forças ao outro!! agente foi benção um na vida do outro eu tenho certeza disso! erramos,aprendemos e crescemos juntos….eu sei que se for da vontade de deus agente vai ficar junto….

quero muito entender o pq dessa duvida enorme qnto ao amor que parece estar se desvaindo ou mudando pra amor de amizade! e essa tal “coisa” que ta no meio e não deixa agente seguir adiante…a uns meses atraz agente tinha certeza que ia casar e viver a vida toda juntos!

essa situação veio logo que tomamos uma postura séria diante de deus e qndo ele estava emocionamente muito abalado!
estamos sofrendo muito….

será que pode me ajudar?
desde jah agradeço!
abraços!

 

RESPOSTA:

Querida Dora,

Que a paz de Jesus repouse sobre a vida de vocês..

Ao longo de sua carta, puder perceber diversos trechos de dúvidas e angústias dentro de você, principalmente sobre esse “sentimento estranho”…

Como você pediu minha ajuda, tentarei – como sempre – ser breve, cauteloso e preciso. Lembrando que é apenas minha opinião em particular.

1 – Eu seria um tremendo hipócrita em afirmar que os hormônios não ficam á flor-da-pele quando um casal de namorados se encostam ou se beijam. Tem gente que pensa que “sangue de crente” é “óleo de unção“.
Há quem diga que “gasolina de crente pega fogo mais rápido”… vai saber!!!

Sei que os mais “puros – em sua própria consciência -” irão se escandalizar com minhas frases que se seguem, mas no fundo, eles sabem que é verdade!

Vejo gente dizendo: “Provem!!. mas não sintam o gosto”.
“Toquem!!!… mas não desejem”.
“Abracem-se!!! mas sem a ânsia da penetração”.
“Desejem um ao outro, mas isso sem tesão”.

Dizer esse tipo de coisa, só joga a pessoa para a transgressão e aprisionamento psicológico, tornando-a verdadeira tarada(o), Doente sexual, pervertido e amoral.

O namoro precisa ser encarado com responsabilidade e seriedade dentro de nossas igrejas – pena que vejo muitos pastores enfiando a cabeça na terra como avestruz (fingindo que nada disso existe) – aguardando que venha alguém que lhe dê um bom chute no traseiro pra acordar!

2 – Dora, o que Eclesiastes diz? “…há tempo para todas as coisas debaixo do sol.” Isso significa que a pessoa sábia, sabe o tempo e o modo de se fazer as coisas. Além disso, a bíblia também diz que o jovem deve alegrar-se em sua juventude; sempre lembrando que há bons prazeres e maus prazeres (porém destes últimos você terá que prestar contas).

Creio que o relacionamento sexual de vocês, neste caso, tenha sido a porta aberta para esse “sentimento estranho” que está perseguindo vocês. Depois do “ato”, vem aquele sentimento de sujeira, medo e decepção….. aquele “fogo” vai a cada dia sendo “apagado” pela própria banalização que vocês deram ao sexo, e ao corpo um do outro.

Pense comigo: Caso vocês venham a se casar, o que existirá na Lua de mel?.. Só a lua??? – Então, procure manter o mel querida!
Outra coisa: O grande segredo da lua de mel, é essa “descoberta” entre o casal…..essa “inocência – nem tão inocente assim”..mas que mantem a essência daquele dia tão esperado.

Sexo no namoro não deixa ninguém preparado para o casamento! Pode “apostar”… só vai tirando toda a expectativa..e deixando a pessoa de “barriga cheia”.

3 – O que posso mais dizer (antes que isso vire um jornal):

* Vocês precisam se perdoar um ao outro. Dar um basta nisso de forma consciente e madura. E tenha a certeza: esse “sentimento estranho” desaparecerá – me conte depois.

* Vocês precisam buscar atividades saudáveis com outras pessoas e evitarem ficar sozinhos por muito tempo.

* Não fique com ele por “dó”. Homem nenhum nesse planeta suportaria saber disso. Se você o ama de verdade, seja um apoio nessa fase complicada que ele está passando. Confie que Deus dará um escape.

* Não se case para tirar o sentimento de “fornicação”, ou para ter um certificado de validade para o sexo. POR FAVOR!!

* Você não me disse sua idade, mas creio que você já é uma pessoa adulta. Então, nada de fazer do seu relacionamento uma sopa com caldo knorr… aquela coisa que enjoa ao longo do tempo.

Procurem conversar sobre o futuro de vocês, olhando para o alto, sabendo que Deus é o norte a ser seguido.

No mais, receba meu carinho e minhas singelas palavras neste email..

Caso queira prosseguir..pode me enviar que lhe responderei assim que possível.

Abraços,

Pr. Emerson Fregona



Participe conosco

Ter . 19H30

Participe da Escola Bíblica conosco

Dom . 18H30

Culto. Venha e convide um amigo

Qui . 18H30

Bate papo - Mulheres / Homens